A campanha tem como objetivo incentivar a comercialização de peixes e frutos do mar no varejo e food service, bem como aumentar o conhecimento da população sobre os benefícios de comer pescado.
Nesse período, o mercado de pescados em todo o Brasil fará promoções especiais, com o objetivo de fomentar o consumo de peixes. A programação é composta por diversas ações, como ofertas especiais de pescado e de pratos em estabelecimentos comerciais do país.
Outra questão abordada é a importância da origem do produto – objetivando reforçar a segurança ao comprador.
A iniciativa foi criada há 14 anos pela Secretaria Especial da Pesca e Aquicultura (Seap). No ano de 2016, uma articulação voluntária do setor privado apoiada pelo Sindicato da Indústria da Pesca do Estado de São Paulo (Sipesp), Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), Ministério da Agricultura e algumas empresas garantiu a realização da semana do peixe com excelentes resultados. Redes varejistas registraram aumentos de até 30% na venda de pescados neste período.
Em 2017, foi criado o Comitê Gestor da Semana do Peixe, para aprimorar a organização, comunicação, e conseguir mensurar os de resultados da campanha deste ano. Foi elaborado um plano de comunicação que conta com o suporte financeiro da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e a Associação Nacional dos Distribuidores e Importadores de Pescado (Andip), além do Alaska Seafood Marketing Institute.
“O evento se firmou no calendário brasileiro e já está entre os três mais importantes períodos de venda de pescado no Brasil. Nesse ano, a expectativa é ter expressiva adesão de bares e restaurantes”, afirma Francisco Medeiros, secretário executivo da Peixe BR.
Importância da Semana do Peixe
- Visa ser a terceira data mais importante para a venda de peixes e frutos do mar, depois de Semana Santa e o Natal
- Crescimento de 30% nas vendas desses produtos durante o período
Potencial do segmento
- Peixaria representa quase R$ 5 bilhões nas vendas dos supermercados
- Consumo no Brasil: 10,63 kg per capita
- No mundo, 19,2 kg per capita
- Produto com alto valor agregado
Linha Santa Lúcia
Descanso (SC)
89910-000